Alsácia: da pitoresca região francesa chega Domaine Zind-Humbrecht

27-11-2015

Heritage Wines distribui produtor da Alsácia em Portugal. Terroir de excelência para a casta Riesling, a região francesa é reconhecida como berço de alguns dos melhores vinhos brancos do país.

26 de novembro de 2015– O nome é difícil de pronunciar e a região é menos conhecida que Borgonha ou Champagne, mas Domaine Zind-Humbrecht é uma das maiores referências da região de Alsácia, em França. Chega agora Portugal, pela mão da Heritage Wines, ainda a tempo das compras de Natal.

Situada entre as margens do rio Reno, que delimita hoje a fronteira franco-alemã, e a cordilheira de Vosges, a Alsácia conta uma história conturbada, de guerras e conflitos, que a colocavam, alternamente, em território alemão ou francês. Na produção de vinhos, a região reúne o melhor dos dois mundos: castas alemãs como Riesling ou Gewürztraminer encontram em Alsácia um clima mais seco e solarengo, propício à produção de vinhos de grande qualidade e consistência. 

Domaine Zind-Humbrecht é um dos nomes sonantes da região. A paixão pela vitivinicultura foi herdada de geração em geração da mesma família desde o século XVII. A propriedade é composta por 40 hectares de vinhas, distribuídos ao longo de uma variedade de terroirs, entre estes quatro vinhas Grand Cru – em Thann, Turckheim, Wintzenheim e Gueberschwihr.

Uma das grandes particularidades da sua produção é o recurso à biodinâmica, sendo um dos pioneiros e maiores defensores da aplicação dos seus princípios à produção de vinho. Uma abordagem holística que se preocupa com os micro ecossistemas das vinhas, através do uso de herbicidas homeopáticos, tratamentos naturais da vinha, ervas (valeriana e urtigas) e predadores naturais (joaninhas). O calendário lunar determina as datas ideias para o trabalho nas vinhas. A filosofia passa também para as adegas: a fermentação é muito lenta e os vinhos passam pelo menos 6 meses nas borras finas.

A Portugal chegam para já quatro exemplares da sua prestigiada coleção de vinhos, todos vinhos brancos.Domaine Zind-Humbrecht Riesling Thann, que como o nome indica é um monocasta Riesling produzido em Thann, com vinhas plantadas entre 1978 e 1986 e vinhas mais antigas, da década de 60.Domaine Zind-Humbrecht Pinot Gris Thannnasce na mesma propriedade, mas com uma casta menos conhecida do público português, que mostra como um vinho branco pode estar perto de um vinho tinto na estrutura. Domaine Zind-Humbrecht Gewurztraminer Vieilles Vigne, um vinho produzido numa vinha plantada em 1947 pelo avô dos atuais proprietários. Tal como Riesling, esta é uma das castas mais apreciadas da região.E, por fim,Domaine Zind-Humbrecht Riesling Rangen de Thann Clos Saint Urbain Grand Crué o topo de gama dos vinhos disponíveis para Portugal, um Grand Crucom uma forte mineralidade proporcionada pelos solos vulcânicos, profundidade e complexidade. 

Saia da zona de conforto e parta à descoberta da região da Alsácia, através de Domaine Zind-Humbrecht, um produtor de vocação familiar, mas visão contemporânea, que se distingue pelo profundo respeito e preservação da natureza, para dela tirar o melhor partido.